A Popularidade Digital de Bolsonaro
O Presidente inicia 2021 mantendo alta popularidade nas redes sociais, apesar de ter sofrido pequenas quedas desde dezembro de 2020; João Doria ganha popularidade e torna-se a segunda figura mais buscada em Google e Wikipedia
Quaest Consultoria & Pesquisa 18/01/2021
Sumário do relatório
Mensuramos a popularidade digital diária de 10 políticos de expressão no plano nacional, incluindo o Presidente Jair Bolsonaro e o ex-Presidente Lula, usando o IPD v2.0 tracking
neste início de 2021. Bolsonaro lidera com folga no IPD, tendo apenas sofrido baques momentâneos nos últimos dias. Lula e Huck disputaram o segundo lugar no ranking, com vantagem do segundo na média do período. Entre novidades, João Doria melhora substantivamente seu desempenho no IPD, especialmente na dimensão de interesse
, que leva em conta buscas no Google, Wikipedia e YouTube.
Para analisar a popularidade digital de políticos nacionais, realizamos um tracking (IPD v2.0) que cobre o período que vai desde 1º de outubro de 2020.
Para tanto, coletamos uma série de métricas de uso de quatro redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter e YouTube), dados de buscadores (Google Search e do YouTube) e de acessos da Wikipedia, todos processados por meio de um algoritmo de inteligência artificial que os agrega em seis dimensões: Presença Digital
, Fama
, Engajamento
, Mobilização
, Valência
e Interesse
(para saber mais sobre a metodologia utilizada, ver aqui).
Nosso tracking atribui para cada personalidade analisada um score diário que vai de 0
a 100
, indicando as popularidades mínima e máxima possíveis, respectivamente.
Esses scores, além disso, são relacinais, o que significa que eles devem ser interpretados de forma comparativa. Por exemplo, alguém ganha popularidade quando melhora seu desempenho em relação às demais personalidades no segmento.
Uma última observação importante: por conta de não ter uma conta do tipo business
no Instagram, o monitoramento de Sergio Moro inclui, entre redes sociais, apenas o Twitter (o ex-Ministro não possui Facebook ou YouTube); João Doria, pela mesma razão, não é monitorado no Instagram.
Considerando o período todo do tracking de forma agregada, Jair Bolsonaro lidera de forma isolada em popularidade em relação aos demais políticos nacionais monitorados, como mostra a tabela abaixo. Como destaque, é possível ver que, nos últimos 30 dias, o governador de São Paulo, João Doria, salta diversas posições no ranking, praticamente dobrando seu interesse
– hoje, o governador é a segunda figura mais buscada no Google e Wikipedia, atrás apenas de Bolsonaro.
Na tabela abaixo mostra, a segunda coluna indica o IPD médio do período; já as demais indicam os scores médios em cada dimensão, que vão de 1 a 4, onde 4 indica o melhor desempenho possível.
A evolução da popularidade digital das personalidades analisadas aparece no gráfico abaixo (clique nos nomes para inseri-los ou retirá-los do gráfico).
O Presidente inicia a série perdendo popularidade, período no qual Sergio Moro desposta após sua demissão, mas mantendo preponderância em todo o período. Em meados de junho, Bolsonaro passa a atingir um patamar superior e mais estável de popularidade que cai, por um momento, em meados de agosto – quando contas de vários bolsonaristas são suspensas pelo Facebook globalmente. Passados os períodos de maior instabilidade, a popularidade do Presidente, no entanto, mantém-se praticamente constante, com quedas recentes em dezembro que podem ser atribuídas parcialmente à crise da segunda onda da Covid-19, que colocou sob holofotes outras figuras e afetou negativamente sua valência
.
Com aumento de seu interesse
, que mensura buscas no Google, Wikipedia e YouTube, João Doria (PSDB/SP) teve crescimento considerável no período mais recente, mas ainda têm um IPD muito aquém do de Bolsonaro. Parte disso decorre de sua baixa valência
e, também, baixa mobilização
– vale enfatizar novamente, o governador não tem uma conta Business no Instagram, o que impede seu monitoramento lá e diminui parcialmente a sua influência no índice.
Seja como for, vale destacar que o governador paulista passou, em alguns momentos de 2021, a popularidade digital do ex-Presidente Lula, por exemplo.
O IPD v2.0 é uma ferramenta de inteligência artificial que avalia a popularidade digital de políticos e marcas a partir de 6 fontes de dados diferentes. Para cada personalidade analisada, extraímos 28
métricas diferentes de quatro redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter e Youtube), de dois buscadores (Google e sistema de buscas do Youtube) e de uma enciclopédia online, a Wikipedia. A partir disso, essas métricas são posteriormente agregadas em 6 dimensões analíticas:
presença digital
, que mensura o número de redes sociais ativas;fama
, que mensura o público total nas redes sociais e sua capacidade de crescimento dela;engajamento
, que mensura o volume de reações e comentários ponderados por número de postagem nas redes sociais;mobilização
, que mensura o total de compartilhamentos de conteúdos nas redes sociais;valência
, que mensura a proporção proporção de reações positivas por reações negativas no Facebook e Youtube; einteresse
, que mensura o volume de buscas por informação no Google, Youtube e Wikipedia.A partir de um modelo de aprendizado de máquina, determinamos os pesos de cada métrica e de cada dimensão e calculamos o IPD v2.0. Ao final, as personalidades ou marcas são comparadas e posicionadas em uma escala de 0
a 100
, onde 100
indica o máximo de popularidade no meio digital.
As dimensões do IPD captam o ciclo completo de formação de popularidade nas redes: primeiro, usuários(as) buscam informações sobre dada personalidade nos buscadores ou em páginas especializadas; em um segundo momento, depois de conhecer essa personalidade, podem procurá-la e interagir positiva ou negativamente com ela nas redes sociais; e, enfim, passar a segui-la e a divulgar seus conteúdos e ideias para outras pessoas; personalidades e marcas com maior presença digital obviamente têm maiores chances de aumentar seus públicos, o que se reflete em uma maior popularidade. Nossos dados indicam precisamente em qual dessas dimensões personalidades e marcas se saem melhor ou pior no meio digital.
Para a versão de atualização diária, o IPD leva em conta períodos de cinco dias em seu cálculo. Por exemplo, para sabermos o IPD atual de determinada personalidade, coletamos dados do dia atual e de mais quatro dias no passado. Desse modo, o tracking do IPD guarda semelhança com uma média móvel, mitigando movimentos bruscos de curto-prazo no índice ao mesmo tempo em que permite que novas informações atualizem as tendências de popularidade digital em dado segmento.