Resumo Executivo

Mensuramos a popularidade digital diária de 10 políticos de expressão no plano nacional, incluindo o Presidente Jair Bolsonaro e o ex-Presidente Lula, usando o IPD v2.0 tracking neste início de 2021. Bolsonaro lidera com folga no IPD, tendo apenas sofrido baques momentâneos nos últimos dias. Lula e Huck disputaram o segundo lugar no ranking, com vantagem do segundo na média do período. Entre novidades, João Doria melhora substantivamente seu desempenho no IPD, especialmente na dimensão de interesse, que leva em conta buscas no Google, Wikipedia e YouTube.

Tracking

Para analisar a popularidade digital de políticos nacionais, realizamos um tracking (IPD v2.0) que cobre o período que vai desde 1º de outubro de 2020.

Para tanto, coletamos uma série de métricas de uso de quatro redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter e YouTube), dados de buscadores (Google Search e do YouTube) e de acessos da Wikipedia, todos processados por meio de um algoritmo de inteligência artificial que os agrega em seis dimensões: Presença Digital, Fama, Engajamento, Mobilização, Valência e Interesse (para saber mais sobre a metodologia utilizada, ver aqui).

Nosso tracking atribui para cada personalidade analisada um score diário que vai de 0 a 100, indicando as popularidades mínima e máxima possíveis, respectivamente.

Esses scores, além disso, são relacinais, o que significa que eles devem ser interpretados de forma comparativa. Por exemplo, alguém ganha popularidade quando melhora seu desempenho em relação às demais personalidades no segmento.

Uma última observação importante: por conta de não ter uma conta do tipo business no Instagram, o monitoramento de Sergio Moro inclui, entre redes sociais, apenas o Twitter (o ex-Ministro não possui Facebook ou YouTube); João Doria, pela mesma razão, não é monitorado no Instagram.

Ranking

Considerando o período todo do tracking de forma agregada, Jair Bolsonaro lidera de forma isolada em popularidade em relação aos demais políticos nacionais monitorados, como mostra a tabela abaixo. Como destaque, é possível ver que, nos últimos 30 dias, o governador de São Paulo, João Doria, salta diversas posições no ranking, praticamente dobrando seu interesse – hoje, o governador é a segunda figura mais buscada no Google e Wikipedia, atrás apenas de Bolsonaro.

Na tabela abaixo mostra, a segunda coluna indica o IPD médio do período; já as demais indicam os scores médios em cada dimensão, que vão de 1 a 4, onde 4 indica o melhor desempenho possível.

Todo o período

Tracking IPD v2.0 | Ranking do período

Últimos 3 meses

Tracking IPD v2.0 | Ranking dos últimos 3 meses

Últimos 30 dias

Tracking IPD v2.0 | Ranking dos últimos 30 dias

Evolução

A evolução da popularidade digital das personalidades analisadas aparece no gráfico abaixo (clique nos nomes para inseri-los ou retirá-los do gráfico).

O Presidente inicia a série perdendo popularidade, período no qual Sergio Moro desposta após sua demissão, mas mantendo preponderância em todo o período. Em meados de junho, Bolsonaro passa a atingir um patamar superior e mais estável de popularidade que cai, por um momento, em meados de agosto – quando contas de vários bolsonaristas são suspensas pelo Facebook globalmente. Passados os períodos de maior instabilidade, a popularidade do Presidente, no entanto, mantém-se praticamente constante, com quedas recentes em dezembro que podem ser atribuídas parcialmente à crise da segunda onda da Covid-19, que colocou sob holofotes outras figuras e afetou negativamente sua valência.

Com aumento de seu interesse, que mensura buscas no Google, Wikipedia e YouTube, João Doria (PSDB/SP) teve crescimento considerável no período mais recente, mas ainda têm um IPD muito aquém do de Bolsonaro. Parte disso decorre de sua baixa valência e, também, baixa mobilização – vale enfatizar novamente, o governador não tem uma conta Business no Instagram, o que impede seu monitoramento lá e diminui parcialmente a sua influência no índice.

Seja como for, vale destacar que o governador paulista passou, em alguns momentos de 2021, a popularidade digital do ex-Presidente Lula, por exemplo.

Tracking IPD v2.0 | Evolução dos scores diários

Metodologia

O IPD v2.0 é uma ferramenta de inteligência artificial que avalia a popularidade digital de políticos e marcas a partir de 6 fontes de dados diferentes. Para cada personalidade analisada, extraímos 28 métricas diferentes de quatro redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter e Youtube), de dois buscadores (Google e sistema de buscas do Youtube) e de uma enciclopédia online, a Wikipedia. A partir disso, essas métricas são posteriormente agregadas em 6 dimensões analíticas:

  1. presença digital, que mensura o número de redes sociais ativas;
  2. fama, que mensura o público total nas redes sociais e sua capacidade de crescimento dela;
  3. engajamento, que mensura o volume de reações e comentários ponderados por número de postagem nas redes sociais;
  4. mobilização, que mensura o total de compartilhamentos de conteúdos nas redes sociais;
  5. valência, que mensura a proporção proporção de reações positivas por reações negativas no Facebook e Youtube; e
  6. interesse, que mensura o volume de buscas por informação no Google, Youtube e Wikipedia.

A partir de um modelo de aprendizado de máquina, determinamos os pesos de cada métrica e de cada dimensão e calculamos o IPD v2.0. Ao final, as personalidades ou marcas são comparadas e posicionadas em uma escala de 0 a 100, onde 100 indica o máximo de popularidade no meio digital.

Modelo cíclico de popularidade

As dimensões do IPD captam o ciclo completo de formação de popularidade nas redes: primeiro, usuários(as) buscam informações sobre dada personalidade nos buscadores ou em páginas especializadas; em um segundo momento, depois de conhecer essa personalidade, podem procurá-la e interagir positiva ou negativamente com ela nas redes sociais; e, enfim, passar a segui-la e a divulgar seus conteúdos e ideias para outras pessoas; personalidades e marcas com maior presença digital obviamente têm maiores chances de aumentar seus públicos, o que se reflete em uma maior popularidade. Nossos dados indicam precisamente em qual dessas dimensões personalidades e marcas se saem melhor ou pior no meio digital.

Tracking

Para a versão de atualização diária, o IPD leva em conta períodos de cinco dias em seu cálculo. Por exemplo, para sabermos o IPD atual de determinada personalidade, coletamos dados do dia atual e de mais quatro dias no passado. Desse modo, o tracking do IPD guarda semelhança com uma média móvel, mitigando movimentos bruscos de curto-prazo no índice ao mesmo tempo em que permite que novas informações atualizem as tendências de popularidade digital em dado segmento.


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