Uma nova pesquisa Quaest, em parceria com a Genial Investimentos, mostra que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tem grande rejeição entre os brasileiros: 43% afirmam ter uma imagem negativa de Trump, contra apenas 22% que avaliam positivamente sua imagem. Os dados mostram, portanto, que o presidente americano não é bem avaliado por uma grande parcela da população.

A imagem dos EUA também sofre
A má avaliação de Trump parece ter um reflexo direto na percepção dos brasileiros sobre os Estados Unidos como um todo. Em apenas um ano, a opinião desfavorável sobre o país subiu de 24% para 41%. Já a avaliação positiva caiu de 58% para 44%, uma queda expressiva que acende o alerta sobre o impacto da política externa na imagem internacional dos EUA.

Brasileiros preferem diplomacia à retaliação
A pesquisa também apurou como os brasileiros esperam que o governo reaja à taxação norte-americana sobre produtos brasileiros. A maioria (53%) prefere uma resposta baseada no diálogo e na diplomacia, enquanto 33% defendem uma reação por meio de medidas de retaliação comercial.

Metodologia
A pesquisa foi realizada no final de março, antes mesmo do anúncio oficial do novo pacote de tarifas dos EUA sobre os produtos importados, que inclui o Brasil. Ao todo, foram entrevistados 2.004 pessoas, com margem de erro de 2 pontos percentuais.