Avaliação dos governadores e cenários eleitorais 2026: o que mostra a pesquisa Genial/Quaest

Por Felipe Nunes | CEO
Publicado em 26 de agosto de 2025

Ver Tópicos

Quais são os governos mais bem avaliados?

A pesquisa Genial/Quaest organizou os governadores do país em quatro grupos distintos, de acordo com a percepção dos eleitores. São eles:

  • Quase unânimes: representados por Ronaldo Caiado em Goiás, com 88% de aprovação, e Ratinho Jr. no Paraná, com 84%.
  • Alta aprovação com oposição, formado por Tarcísio de Freitas, em São Paulo, com 60%, e Jerônimo Rodrigues, na Bahia, com 59%.
  • Aprovação em desgaste estão Eduardo Leite, no Rio Grande do Sul, com 58%, e Romeu Zema, em Minas Gerais, com 55%.
  • Aprovação frágil, como Raquel Lyra em Pernambuco, com 51%, e Cláudio Castro, no Rio de Janeiro, com 43%.
Avaliação dos governadores

Comparação com Lula no episódio do tarifaço

Os governadores que mais se destacaram em suas avaliações também foram considerados mais eficazes do que o presidente Lula no episódio do tarifaço de Trump. Entre eles estão Ronaldo Caiado, Ratinho Jr. e Tarcísio de Freitas. Essa percepção fortalece não apenas sua aprovação política, mas também seu capital eleitoral.

Políticas públicas e popularidade

O bom desempenho desses governadores está diretamente ligado à aprovação de suas políticas públicas. Em Goiás, por exemplo, áreas como segurança e educação registram mais de 70% de avaliações positivas. Já no Paraná e em São Paulo, emprego, renda e infraestrutura se destacam como pilares que sustentam a popularidade dos gestores.

Queda na aprovação em Minas e no Rio Grande do Sul

Enquanto isso, os governadores que enfrentam desgaste não conseguiram destaque no tarifaço e lidam com quedas expressivas em seus governos. No Rio Grande do Sul, todas as áreas analisadas tiveram manutenção ou piora na avaliação nos últimos seis meses, considerando a margem de erro das estimativas. Em Minas Gerais, os principais problemas estão em educação, segurança e saúde, que registraram queda significativa de avaliação no último semestre.

Expectativas de futuro e cenários eleitorais

Boa avaliação, no geral, sinaliza boas expectativas para 2026. Quando projetados para o futuro, os três governadores mais bem avaliados também aparecem como nomes com maiores chances de sucesso eleitoral. Em São Paulo, 56% dos entrevistados defendem que Tarcísio de Freitas merece mais um mandato.

No cenário estimulado, ele alcança 43% das intenções de voto contra 21% de Geraldo Alckmin, enquanto Erika Hilton aparece com 8%, Paulo Serra com 3% e Luiz Felipe d’Ávila com 2%.

Em Goiás, o governador Ronaldo Caiado mantém um alto capital político: 73% acreditam que ele deve eleger seu sucessor.

Seu vice, Daniel Vilela, já aparece tecnicamente empatado com o ex-governador Marconi Perillo, com 26% e 22% respectivamente. Wilder Morais, apoiado pelo bolsonarismo, tem 10%, e a candidata do PT aparece com 8%.


No Paraná, Ratinho Jr. também goza de forte apoio popular. Para 70% dos eleitores, ele merece indicar o próximo governador em 2026.

Porém, seu potencial sucessor, Guto Silva, ainda não decolou, com apenas 6% das intenções de voto. Quem lidera o cenário é o senador Sergio Moro, com 38%, seguido pelo candidato do NOVO (8%) e o do PT (7%).

Estados com cenários desafiadores

O quadro é menos favorável em estados como Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Bahia e Pernambuco. No Rio, 57% acreditam que Cláudio Castro não merece eleger sucessor, o que abre espaço para Eduardo Paes, que lidera as intenções de voto com 35%.

Em Minas, a situação de Romeu Zema se complicou desde fevereiro, e hoje o senador Cleitinho aparece em primeiro lugar com 28%, seguido por Alexandre Kalil (16%) e Rodrigo Pacheco (9%), enquanto o candidato do governo, Mateus Simões, registra apenas 4%.

No Rio Grande do Sul, a avaliação de Eduardo Leite também caiu. Entre fevereiro e agosto, aumentou de 46% para 54% o número de eleitores que acreditam que ele não merece eleger sucessor. A disputa está polarizada entre Juliana Brizola (21%) e Coronel Zucco (20%).

Na Bahia, a população está dividida: 48% acreditam que Jerônimo Rodrigues merece continuar, enquanto outros 48% discordam. No cenário eleitoral, ACM Neto lidera com 41% contra 34% do atual governador.

Em Pernambuco, a governadora Raquel Lyra enfrenta seu maior desafio: 54% não acreditam em sua reeleição. O prefeito do Recife, João Campos, aparece 31 pontos à frente dela, consolidando-se como favorito.

Metodologia


A pesquisa Genial/Quaest entrevistou 12.150 pessoas entre os dias 13 e 17 de agosto de 2025. A margem de erro máxima é de 2 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. O levantamento foi encomendado pela Genial Investimentos.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Últimos Relatórios