A fraude do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) dominou as conversas nos grupos públicos de mensageria nas últimas semanas. Segundo o monitoramento feito com o Q-Insider, ferramenta da Quaest especializada em social listening, o escândalo gerou 2,6 vezes mais mensagens do que a polêmica suposta taxação do PIX, considerando os 15 primeiros dias de repercussão do escândalo.

A análise foi realizada entre os dias 21 de abril e 7 de maio de 2025, em mais de 30 mil grupos públicos de WhastApp, Telegram e Discord. Em média, o conteúdo relacionado à fraude alcançou 818 mil pessoas por dia.
Três picos de repercussão
O caso teve três grandes picos de repercussão nos grupos de mensageria. O primeiro aconteceu no dia 23 de abril, com a deflagração da Operação Sem Desconto, que expôs o esquema de descontos indevidos em benefícios do INSS. O tom das mensagens nesse momento era majoritariamente informativo.

O segundo pico ocorreu em 29 de abril, com a divulgação do relatório da Polícia Federal, detalhando a extensão da fraude. As mensagens passaram a ter caráter mais acusatório. Em grupos de direita, surgiram menções ao possível envolvimento do irmão do presidente Lula, com narrativas que tentavam vincular o caso ao governo federal.

O terceiro e maior pico veio em 6 de maio, após a publicação de um vídeo do deputado federal Nikolas Ferreira (PL/MG). O conteúdo viralizou rapidamente e, sozinho, foi responsável por 20% de todos os links compartilhados sobre o tema. nas 24 horas seguintes à publicação, as menções ao escândalo cresceram 204%.

A fraude do INSS superou outras pautas políticas
A fraude do INSS não apenas gerou alto volume de mensagens, como também tomou o lugar de outras pautas políticas relevantes. O tema superou, em repercussão, as discussões sobre a saúde do ex-presidente Jair Bolsonaro e sobre a anistia aos envolvidos nas invasões do 8 de janeiro. No gráfico abaixo, é possível visualizar o número de mensagens diário de forma comparativa, a partir do número de dias passados em relação ao início de cada tema.

Sentimento majoritariamente negativo
De acordo com o modelo de sentimentos adaptado para conversações da Quaest, as mensagens analisadas apresentaram um tom amplamente negativo. O índice de sentimento líquido (NET) registrado foi de -47, um valor que reflete o alto grau de insatisfação dos usuários. Apenas 3% das mensagens coletadas demonstraram algum tipo de apoio de defesa ao governo.

Os números do monitoramento do Q-Insider
- 3,6 milhões de mensagens sobre a fraude do INSS
- 30 mil grupos públicos monitorados
- 818 mil pessoas por dia de alcance médio estimado
Sobre o Q-Insider
O Q-Insider é a ferramenta de inteligência digital da Quaest que analisa os grupos públicos de mensageria para identificar tendências, captar sentimentos e entender o que realmente movimenta o debate político no Brasil.
📊 Baixe o relatório completo do monitoramento da fraude do INSS aqui.